MENU

Especialidades Médicas - SUS

Especialidades SUS

Anestesiologia

Anestesiologia é a especialidade médica que se dedica a reduzir ou extinguir algumas sensações, como a dor. Pode ser importante tanto para casos cirúrgicos como em exames-diagnósticos.

Cardiologia

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração, bem como os outros componentes do sistema circulatório, sendo responsável por diagnosticar e tratar condições como arritmias cardíacas, hipertensão, doenças cardiovasculares e cardiopatia congênita.

No IBCC Oncologia, a especialidade investiga as condições clínicas do paciente para identificar se ele está apto para ser submetido aos procedimentos oncológicos, como cirurgia, Radioterapia e Quimioterapia.

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente dos tumores benignos e malignos da região da face, das fossas nasais, dos seios paranasais, da boca, da faringe, da laringe, da tireoide, das glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e dos tumores do couro cabeludo.

Cirurgia Oncológica

A cirurgia oncológica é um tipo de tratamento do câncer que consiste na retirada do tumor por meio de operações no corpo do paciente. Quando indicada, sua intenção é remover totalmente o tumor.

Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica é a especialidade médica que envolve procedimentos cirúrgicos realizados com o objetivo de reconstruir, restaurar ou aprimorar a aparência física de uma pessoa. Ela pode ser tanto para fins estéticos quanto para correção de imperfeições físicas.

Cirurgia Torácica

Cirurgia torácica é uma especialidade médica que realiza procedimentos cirúrgicos na região do tórax, abrangendo o tratamento de doenças em órgãos como pulmões, esôfago, traqueia e parede torácica. Ela trata condições como câncer de pulmão, pneumonias e outras patologias.

Cirurgia Vascular

Cirurgia vascular é a especialidade médica que trata doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Abrange o diagnóstico e o tratamento clínico e cirúrgico de condições como varizes, aneurismas, trombose venosa, doença arterial periférica e doenças do sistema linfático, com o objetivo de restabelecer a circulação sanguínea adequada. 

Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos são ações que priorizam o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas e seus familiares que convivem com uma doença grave que limita ou ameaça a vida. Essa abordagem busca prevenir e aliviar o sofrimento físico, emocional, social e espiritual, por meio de suporte integral à saúde. Podem ser aplicados em qualquer fase de uma doença grave, independentemente da idade da pessoa ou do estágio da condição, sempre respeitando as necessidades e os desejos do indivíduo.

Ginecologia

A Ginecologia é a especialidade médica que cuida da saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina

A Ginecologia Oncológica – ou Oncoginecologia - é a especialidade médica que cuida da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de tumores e cânceres nos órgãos reprodutivos femininos. A área abrange o tratamento clínico e cirúrgico de neoplasias que afetam o colo do útero, os ovários, o útero, a vulva e a vagina. 

Infectologia

Infectologia é a especialidade da Medicina que diagnostica, trata e previne doenças infecciosas causadas por microrganismos como vírus, bactérias, fungos e parasitas. É uma área de atuação ampla trata diversas de diversas doenças e também atua em hospitais para reduzir o índice de infecções hospitalares.

Na Oncologia dedica-se a prevenir, diagnosticar e tratar infecções em pacientes com câncer, frequentemente mais suscetíveis devido à imunossupressão causada pelo tratamento. 

Mastologia

Mastologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças das mamas, tanto em mulheres quanto em homens, como câncer de mama, mastites, nódulos, cistos e assimetrias, sejam elas patologias mamárias benignas ou malignas.

Medicina Nuclear

Medicina nuclear é uma especialidade médica que utiliza radiofármacos (substâncias radioativas de uso médico) para diagnosticar e tratar doenças, focando na função e não apenas na estrutura dos órgãos. Ela permite visualizar como o corpo está funcionando, sendo utilizada em exames como a Cintilografia e PET/CT para avaliar diversas condições, incluindo doenças cardiovasculares, neurológicas e diversos tipos de câncer. 

Na Oncologia atua no diagnóstico, estadiamento e acompanhamento da resposta ao tratamento dos cânceres. 

Neurocirurgia

Neurocirurgia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos periféricos) através de intervenções cirúrgicas. 

Neurocirurgia Oncológica é uma especialidade cirúrgica que trata tumores no cérebro, na medula espinhal e nos nervos periféricos e envolve a remoção cirúrgica de tumores benignos ou malignos.

Oncologia Clínica

A Oncologia Clínica é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento medicamentoso de tumores malignos e benignos, principalmente por meio da Quimioterapia, da Imunoterapia e das terapias-alvo, e busca otimizar a cura, o controle da doença e a qualidade de vida do paciente. 

Ortopedia

Ortopedia é a especialidade médica que se dedica ao tratamento de lesões, doenças e deformidades do sistema musculoesquelético, incluindo ossos, articulações, músculos, ligamentos e tendões.

Oncologia Ortopédica é a subespecialidade da Ortopedia focada no diagnóstico e tratamento de tumores benignos e malignos que afetam os ossos, músculos e tecidos moles do sistema musculoesquelético, incluindo o tratamento de metástases ósseas. 

Radioterapia

A Radioterapia é um tratamento médico que utiliza radiações ionizantes, como Raios-X, para destruir ou impedir o crescimento de células tumorais. Esse tipo de terapia pode ser externo, com um aparelho que emite radiação de fora do corpo (Teleterapia), ou interno, onde fontes radioativas são colocadas dentro ou perto do tumor (Braquiterapia). É uma das principais formas de tratamento do câncer e usada tanto para a cura quanto para aliviar sintomas em casos paliativos. Ela é também indicada para reduzir o tamanho do tumor no pré-operatório.

Tumores Cutâneos e Sarcomas

Tumores cutâneos são crescimentos anormais de células na pele, que podem ser benignos ou malignos (câncer de pele). O câncer de pele (tumores cutâneos malignos) é o mais comum e é dividido em câncer de pele não melanoma (carcinoma basocelular e espinocelular) e melanoma, que é mais agressivo.

Sarcomas são um grupo de cânceres raros que se originam em tecidos de sustentação como ossos, músculos, gordura e vasos sanguíneos. Um tipo específico, o sarcoma cutâneo, é um tipo de sarcoma que cresce na pele. 

Sarcomas são tumores malignos que se originam nos tecidos conjuntivos do corpo, como ossos e tecidos moles (músculo, gordura, vasos sanguíneos etc.). São divididos em sarcomas ósseos e sarcomas de partes moles. 

Urologia

É a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças do sistema urinário dos dois sexos e do sistema reprodutor masculino.

A Urologia Oncológica – ou Uro-oncologia - é a subespecialidade da Urologia que se dedica à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de tumores malignos no sistema geniturinário, incluindo cânceres de próstata, rim, bexiga, pênis e testículos. 

Compartilhe:
Localização

Avenida Alcântara Machado, 2576 - Brás
CEP: 03102-002 - São Paulo (SP)

 
 
Copyrights © 2025 All Rights Reserved by S1000 Design and Marketing
Desenvolvido por S1000 Agência | Activa Comunicação