A 63ª edição da Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama marcou o retorno da prova à cidade; agora, a mobilização segue para São Paulo, que recebe a 64ª edição em outubro
Depois de dez anos, o Rio de Janeiro voltou a correr por uma causa que mobiliza o Brasil há três décadas. No dia 23 de agosto, o Aterro do Flamengo recebeu a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, em uma manhã marcada por esporte, solidariedade, emoção e conscientização sobre a saúde da mulher.
A 63ª edição da prova marcou o reencontro dos cariocas com uma iniciativa que nasceu em 1999 e já passou por 12 cidades brasileiras. Com os percursos de 10 km, 5 km e caminhada de 3 km, o evento reuniu corredores e caminhantes de diferentes idades e níveis de preparo físico, mostrando que não é preciso ser atleta para participar de uma causa que tem como propósito ampliar a conscientização sobre o câncer de mama e apoiar o tratamento de pacientes.
O retorno da corrida ao Rio de Janeiro aconteceu também como resposta a um pedido dos próprios cariocas. Durante os dez anos em que a prova não foi realizada na cidade, foram inúmeras as manifestações nas redes sociais do IBCC Oncologia e da Campanha Alvo Azul perguntando quando o evento voltaria.
“Voltar ao Rio de Janeiro depois de dez anos foi motivo de muita alegria. Mais do que uma prova esportiva, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama convida cada pessoa a fazer parte dessa causa. Ver o Aterro do Flamengo tomado por pessoas que escolheram correr, caminhar e apoiar essa mobilização mostrou que essa mensagem continua muito viva. Cada participante fortalece esse movimento”, afirma Kelly Montesino, coordenadora geral da campanha.
Depois do sucesso da retomada no Rio de Janeiro, a mobilização segue para São Paulo. A capital paulista recebe a 64ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama no dia 11 de outubro.
As inscrições estão abertas até 30 de setembro, ou enquanto houver vagas, e os participantes podem escolher entre três opções: corrida de 10 km, corrida de 5 km e caminhada de 3 km.
A largada e a chegada serão realizadas no estacionamento da Assembleia Legislativa, no Palácio 9 de Julho, na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, no Ibirapuera. A largada está prevista para as 7h.
“Depois da energia que vivemos no Rio, queremos levar essa mesma força para São Paulo. Não importa se a pessoa vai correr, caminhar ou está começando agora a se movimentar. O mais importante é participar e entender que cada passo pode representar apoio a uma causa que impacta a vida de muitas mulheres. Queremos que São Paulo também faça parte dessa história”, destaca Kelly.
A renda das inscrições é destinada ao IBCC Oncologia, hospital de referência no tratamento do câncer que atende aproximadamente 75% de seus pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
No quarto lote, disponível até 30 de setembro, a inscrição básica custa R$ 149,90, mais 7% de taxa de serviço, enquanto a modalidade premium custa R$ 169,90, mais 7% de taxa.
A inscrição básica inclui acesso ao evento, número de peito com chip, sacola, camiseta e medalha pós-prova. A modalidade premium também inclui par de meias e boné.
Mais do que uma competição, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama é um movimento que une esporte, informação e solidariedade. Depois de uma década, o Rio mostrou que a causa continua mobilizando e emocionando. Agora, a mensagem segue para São Paulo.
Realizada pelo IBCC Oncologia, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama integra a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, que completa 30 anos no Brasil e é uma marca registrada do hospital. A iniciativa utiliza o esporte como ferramenta de mobilização para levar informação à população e reforçar a importância do cuidado com a saúde, da detecção precoce e do acesso ao tratamento.
64ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama
Data: 11 de outubro de 2026
Local: Estacionamento da Assembleia Legislativa, Palácio 9 de Julho, Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo
Largada: 7h
Modalidades: Corrida 10K, Corrida 5K e Caminhada 3K
Inscrições: até 30 de setembro, conforme disponibilidade
Realização: IBCC Oncologia
Iniciativa: O Câncer de Mama no Alvo da Moda
Organização: Yescom
Inscrições: https://www.yescom.com.br/ibcc/2026/sp/index.asp
Patrocínio: BNP Paribas, Assurant, Usaflex, Pullman Ibirapuera, Plano de Saúde São Camilo, Hospital São Camilo, Centro Universitário São Camilo, Foco Radical e Terra.
Avenida Alcântara Machado, 2576 - Mooca
CEP: 03102-002 - São Paulo (SP)