Seja bem-vindo(a), hoje é Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018

Vamos falar sobre Imunoterapia no tratamento oncológico?

 

A imunoterapia é um dos caminhos mais promissores para o tratamento do câncer. É uma modalidade de terapêutica com mecanismo de ação e, portanto, com efeitos colaterais completamente diferentes da quimioterapia.

Alguns tipos de câncer têm a habilidade de “enganar” as células de defesa, desta forma, tornam-se invisíveis ao sistema imunológico.Com a imunoterapia  nós estimulamos o sistema de defesa do paciente que, naturalmente, combate infecções, para que reconheça e venha também  a destruir as células tumorais”, afirma a dra Lilian Arruda, oncologista investigadora do Centro de Pesquisa Clínica do IBCC.

 

Segundo a médica, com a chegada  destas drogas, foram observados benefícios do tratamento a longo prazo. Em diversos estudos clínicos, participantes que atingiram resposta completa se mantêm sem sinais de doença por período não atingido anteriormente com a quimioterapia isolada.

“A imunoterapia já é utilizada de forma rotineira na nossa prática clínica aqui no IBCC. E, neste momento, podemos atingir maior controle de doença com o uso desta estratégia quando comparado a tratamentos com quimioterapia e radioterapia convencionais”, explica Dra. Lilian. Há no IBCC diversos estudos clínicos com estas drogas em andamento, dando a oportunidade do acesso a pacientes que não seriam contemplados por essa estratégia, por ainda não estar disponível no SUS ou nem serem comercializados.

 

© 2018 Instituto Brasileiro de Controle do Câncer