fbpx

O IBCC Oncologia está capacitado para realizar qualquer tipo de transplante:

Autólogo: também conhecido como autotransplante, quando as células progenitoras provêm do próprio paciente.
Alogênico: células progenitoras provêm de doadores aparentados e não-aparentados.
Singênico: células progenitoras provêm de gêmeos idênticos – univitelinos.
Haploidêntico: realizado quando o receptor não encontra um doador 100% compatível, podendo ser realizado com apenas 50% de compatibilidade geralmente pais ou filhos.

Todos os transplantes realizados na instituição são notificados internacional para o CIBMTR (Center for international Blood and Marrow Transplant Research ) , garantindo que os nossos dados possam ser comparados com os maiores centros de transplante do mundo e garantindo um padrão de qualidade internacional.

O Transplante de Medula Óssea é cada vez mais alternativa para o tratamento de várias doenças hematológicas, oncológicas e imunológicas. A escolha pelo tipo depende da doença a ser combatida, assim, há casos em que o TMO autólogo é adequado, mas há outras em que só há a opção de se utilizar a medula saudável de um doador, principalmente nos casos de leucemia.

Os avanços mais importantes no tratamento vêm sendo relacionados ao suporte às infecções e esquemas quimioterápicos ajustados à idade e condições clínicas dos pacientes. O grande obstáculo para realização de TMO alogênico era que apenas 30% dos pacientes possuíam doadores compatíveis e podiam se beneficiar deste tratamento. Nos últimos anos a maior contribuição para o aumento destes procedimentos, foi o desenvolvimento da técnica do transplante aparentado com doador parcialmente compatível, o transplante haploidêntico.

Unidade totalmente isolada das demais áreas do Hospital.
Quartos autorreversíveis em UTI e capacitados a realização de procedimentos de alta complexidade tais como hemodiálise.
Monitorização visual por câmeras de todos os apartamentos, permitindo uma maior atenção e monitorização da equipe de enfermagem e dos médicos.
UTI própria com um total de 8 leitos e um design moderno com o que há de mais novo em tecnologia de ponta, pensada totalmente no bem-estar do paciente e cada detalhe focado na humanização.
Pronto Atendimento exclusivo.
Médicos hematologistas 24h. A equipe foi selecionada com profissionais formados nas principais universidades de São Paulo, com residência em Hematologia e com titulações obtidas na Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (TMO), sendo continuamente treinada em eventos de atualização e há um cuidado contínuo para que possam dar um atendimento de qualidade associado a atitudes de humanização pensando na melhor experiência do paciente. No IBCC Oncologia, os especialistas entendem de doenças específicas da Hematologia.
Hospital Dia exclusivo.
• Serviço de Disque Conforto.
Cardápio personalizado.

• Os quartos são alegres, funcionais, com tecnologia e possuem o que há de mais moderno em design. O papel de parede é vinílico e lavável para facilitar a higienização. Todo o projeto foi elaborado em conjunto com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, manutenção, hotelaria e arquitetura pensado no bem-estar do paciente.
• O chuveiro de banho e a ducha higiênica foram desenvolvidos pelo fabricante especialmente para o IBCC com material liso de fácil higienização que impede o acúmulo de sujeiras reduzindo os riscos de infecções.
• Os lavatórios são de material corian termomoldável e não é poroso, impedindo a formação de cantos para não acumular sujidades. A iluminação em todo o setor de led traz mais aconchego, sustentabilidade e economia em energia elétrica.
• Ar-condicionado com filtro HEPA (high efficiency particulate air filter) com pressão positiva para remoção física de partículas para filtragem do ar que impede a entrada de fungos e bactérias.

Segundo dados de junho de 2020 do Redome (Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil), existem 5.199.915 de doadores e atualmente 850 pessoas aguardam pelo Transplante de Medula Óssea do tipo não aparentado. A doação de medula salva vidas e pode ser opção de tratamento para mais de 80 tipos de doenças. Na capital paulista, o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, possui o Laboratório de Histocompatibilidade, para receber as doações de medula óssea. Os candidatos a doar devem ser pessoas entre 18 e 55 anos de idade e possuírem boa saúde, ou seja, não podem ter doenças infecciosas, neoplásicas e ou imunológicas.

R. Marquês de Itu, 579 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-001
Telefone: (11) 2176-7258

Para saber mais sobre hemocentros que recebem doadores de medula óssea acesse o site http://redome.inca.gov.br/doador/hemocentros/

Doenças que podem ser tratadas com transplante de medula óssea ou transplante de células-tronco hematopoiéticas:

Mieloma Múltiplo
Linfoma de Hodgkin (LH)
Linfoma não Hodgkin(LNH)
Leucemia Mielóide Aguda (LMA)
Leucemia Linfoide Crônica (LLC)
Leucemia Linfoide Aguda (LLA)
Leucemia Mielóide Crônica (LMC)
Aplasia de Medula Óssea ou Anemia Aplástica Grave (AAG)
Anemia Falciforme


Agendamentos Hematologia e Transplante de Medula Óssea

De segunda a sexta-feira das 7h às 19h e sábado das 8h às 13h.
Para mais informações, ligue para (11) 3474-4255.

    Conheça a Unidade de Transplante de Medula Óssea

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia