fbpx

Quiz sobre o câncer de mama

18 de outubro


Neste Outubro Rosa, além de conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e acompanhamento do câncer de mama, o IBCC Oncologia apresenta esse teste rápido para que possa avaliar conhecimentos e descobrir o que sabe sobre um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres. A mastologista do IBCC Oncologia responde 10 principais perguntas sobre a doença.

1 – O que é o câncer de mama?
( ) a.
É qualquer nódulo ou caroço na mama.
( ) b. É a doença causada por mulheres que utilizam sutiãs com hastes.
( ) c. É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

2 – Quais são as possíveis causas?
( ) a. O câncer de mama pode ser causado por trauma (batida) nos seios.
( ) b. Não há somente um motivo. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, pois 4 em cada 5 casos ocorrem depois dos 50 anos.
( ) c. A maioria das mulheres acometidas pelo câncer de mama tem familiares com a doença. 

3 – Quais são as chances de cura?
( ) a. Tudo vai depender do tipo de tumor e estágio em que se encontra. As chances de cura estão diretamente relacionadas com o tempo que a doença for diagnosticada.
( ) b. Quando descoberto em estágio tardio, as possibilidades de cura do câncer de mama podem chegar a 95%.
( ) c. Não há. O câncer de mama não tem cura.

4 – Qual o principal sintoma?
( ) a. Saída espontânea de sangue dos mamilos.
( ) b. Dor mamária é um sintoma comum associado ao câncer de mama.
( ) c. Caroço ou nódulo fixo geralmente indolor.

5 – Quais são os tratamentos?
( ) a. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Por isso o principal tratamento é por meio de uma alimentação eficiente para que as células anormais não se multipliquem.
( ) b. Existem os tratamentos locais, que consistem em tratar da doença sem atingir outras partes do corpo, por exemplo, cirurgias ou radioterapias; e os sistêmicos, que são feitos por meio do uso de medicamentos administrados por via venosa ou oral para afetar as células cancerígenas em qualquer parte do corpo, como a quimioterapia e a terapia hormonal.
( ) c. O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças e isso inclui o câncer de mama.

6 – Quando a mastectomia é indicada?
( ) a. A cirurgia é uma das primeiras opções quando se trata de tumores pequenos. Dependendo do tamanho do nódulo e da mama, pode ser necessária a retirada completa ou somente um quadrante da mama.
( ) b. É indicada para todas as mulheres em idade não fértil, independentemente, de haver ou não câncer.
( ) c. A mastectomia é uma operação para remover um ou ambos seios e a indicação mais comum inclui a extração de tumores pequenos.

7 – Toda mulher com a doença precisa de quimioterapia ou radioterapia?
( ) a. A radioterapia, muitas vezes, entra no tratamento de câncer como substituto a quimioterapia. Por isso o médico deve decidir qual dos dois tratamentos deve ser usado em cada caso.
( ) b. O câncer de mama não é igual para todas as mulheres. Cada caso deve ser analisado por um médico de acordo com o tumor presente e as características pessoais da paciente.
( ) c. A quimioterapia é hoje o tratamento mais reconhecido pela comunidade médica para as pessoas que lutam contra o câncer de mama. Por isso ela deve ser a primeira alternativa.

8 – Qual idade as mulheres devem fazer a mamografia de rastreamento?
( ) a. A mamografia é o principal exame de rastreio do câncer de mama e deve ser realizada a partir dos 40 anos ou em casos de histórico familiar da doença, deve ser iniciada antes desta idade conforme recomendação do médico.
( ) b. A partir do início da vida sexual da mulher.
( ) c. O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres a partir dos 55 anos de idade, por essa razão a mamografia de rastreamento não precisa ser feita em mulheres jovens.

9 – Como prevenir?
( ) a. A alimentação saudável previne o câncer e deve ser variada e composta por diferentes tipos de alimentos protetores.
( ) b. A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença.
( ) c. O filtro solar protege contra todos os tipos de raios ultravioleta e consequentemente previne o câncer de mama.

10 – O câncer de mama em homem é mais agressivo?
( ) a. Não pode ser agressivo simplesmente porque o sexo masculino não amamenta e não tem glândula mamária.
( ) b. Os homens precisam saber que o câncer de mama é restrito às mulheres. Isso em razão de o sexo masculino não produzir o estrógeno, hormônio feminino.
( ) c. Sim. Os tipos de câncer de mama que atingem os homens são os que não tem relação hormonal e costumam ser mais agressivos.

A dra. Vanessa Saliba Donatelli, mastologista, ginecologista e obstetra do IBCC Oncologia diz que se você teve até 5 acertos ainda pode aprender mais sobre o câncer de mama. Leia mais um pouco e veja que a doença não é uma batalha perdida (todas as notícias do IBCC Oncologia). Mas, se conseguiu acertar acima de 6 questões, você está com tanto conhecimento, que já pode sair por aí derrubando todos os mitos a respeito do câncer de mama!

 

 

 

 

 

 

 

 

Respostas corretas: 1:c; 2:b; 3:a; 4:c; 5:b; 6:a; 7:b; 8:a; 9:b; 10:c.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia