fbpx

Porque homens devem procurar cuidados com a saúde regularmente?

19 de fevereiro

Após 15 anos sem passar em consulta médica, Jucelino Carvalho,

de 75 anos conta como superou o diagnóstico de câncer

 “Eu sempre trabalhei muito com jardinagem, nunca senti nada de estranho ou que me incomodasse e mesmo tendo condições de ter um plano de saúde fiquei 15 anos sem visitar um médico. Na verdade eu era inimigo de médico, não por machismo, mas porque eu realmente sempre me senti muito bem”, destaca sr. Jucelino Carvalho, natural de Sergipe e que atualmente reside em Indaiatuba junto de sua esposa Elizabeth Gomes e seus cinco filhos já adultos.

Há cinco anos ele foi diagnosticado com uma Neoplasia de Cólon em estágio III. De acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer, o câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal. As estatísticas do Instituto de 2018 prevê 36.360 novos casos, sendo 17.380 homens e 18.980 mulheres.

Sr. Jucelino fazia o tratamento na capital paulista, a pouco mais de 100 km de sua cidade, onde passou por uma cirurgia, sessões de quimioterapia e hoje faz apenas consultas de acompanhamento para controle da doença mais perto de casa, no IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) em Itu.

“Aqui em Itu estamos muito mais perto de nossa casa, tudo fica mais fácil. Quando soubemos que o dr. Emerson Neves fazia atendimentos aqui tão próximo, logo mudamos nossas consultas para Itu e ficamos surpresos com a qualidade do atendimento e estrutura aqui no interior”, declara a companheira Elizabeth, que sempre esteve com Jucelino nas suas consultas desde o diagnóstico em 2014.

“Temos o dr. Emerson como alguém da família, porque essa doença exige muito de nossa mente e quando nos consultamos com ele nossa cabeça fica mais leve, ele é um anjo, assim eu e nossos 5 filhos vemos ele, que sempre explica tudo com muita calma e clareza para entendermos tudo, passamos dias de muita tristeza, mas hoje graças a Deus está superado”, acrescenta.

Apesar de toda a resistência de Jucelino, o que não é diferente da maioria dos homens no Brasil, hoje ele recomenda que o cuidado com a saúde através de consultas médicas seja uma constante na vida de todo homem.

A Unidade do IBCC está localizada a Rua Pedro de Paula Leite, 347 – Centro | Itu (SP)  – Anexo à Santa Casa de Itu. Telefone: (11) 4013 1373 E-mail: atendimento@ibcc-itu.org.br

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia