fbpx

No Dia Mundial do Doador de Sangue, IBCC reforça importância de ato voluntário

14 de junho

No Dia Mundial do Doador de Sangue, data lembrada hoje (14 de junho) e que serve para homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, o IBCC destaca a importância de uma ação que verdadeiramente salva vidas. Conforme Luana Zanatto, auxiliar administrativa do Banco de Sangue do IBCC, a doação, além de ser um ato simples, dura poucos minutos. “Leva pouco tempo do seu dia e para sempre será lembrada”, destaca.

Luana Zanatto destaca a importância da doação

E de fato é uma ação das mais nobres. Especialmente para quem está precisando com urgência. Roberta Munari, moradora de Uberlândia (MG) recém transplantada e que está internada na Unidade de Transplante do IBCC, ressalta o fato de precisar de doação de pessoas desconhecidas. “Talvez para muita gente seja um simples gesto, mas para quem precisa representa a vida. Mesmo quando a gente não conhece a pessoa, precisamos entender que ela tem uma família, que a ama, e o ato de um doador pode fazer toda a diferença”, pontua.

“Talvez para muita gente seja um simples gesto, mas para quem precisa representa a vida”, salientou Roberta.

Ato de amor

Tassiana Sanches doou plaquetas nesta semana e destacou a importância desse ato voluntário. “Se a pessoa está com a saúde em dia e não tem nenhum impedimento, tem o dever de doar sangue. Eu sei que estou fazendo um bem para outra pessoa, mas também me sinto muito feliz com isso. Os bancos de sangue nem sempre estão com seus estoques em dia, por isso a necessidade da doação”, salienta. Cristiane Lima, enfermeira do Banco de Sangue, convive diariamente com dezenas de doadores e destaca o amor pelo próximo. “Por mais que você não conheça quem será beneficiado, doar sangue é falar de pessoas, fazer parte de histórias e salvar vidas”, sintetiza.

Tassiana Sanches doou plaquetas nesta semana

Doe sangue

No IBCC os interessados podem doar sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e aos sábados das 8h às 13h. De acordo com o coordenador médico do Serviço de Hemoterapia do IBCC, Dr. Dante Langhi, com o serviço ampliado para os sábados, mais pessoas poderão doar e ajudar os pacientes do hospital. O IBCC possui serviço de hemoterapia próprio de alta complexidade e oferece todo suporte ao tratamento dos pacientes oncológicos e onco-hematológicos. Mais informações pelo telefone (11) 3474-4280 ou (11) 3474-4222 ramal: 1170.  Para saber quem pode ou não doar sangue, acesse www.ibcc.org.br.

Cristiane Lima, enfermeira do Banco de Sangue

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia