fbpx

O Linfoma de Hodgkin é uma doença linfoproliferativa maligna de etiologia incerta que acomete o sistema linfoide e se caracteriza pela presença de célula maligna típica (Reed-Sternberg). Há um ligeiro predomínio de incidência entre os homens e ocorre principalmente entre jovens de 20 a 30 anos e após os 60 anos.

Sinais e Sintomas
A manifestação clínica principal é aumento de gânglios (adenomegalia), que podem surgir em qualquer parte do organismo. O paciente com linfoma de Hodgkin pode notar aumento ganglionar em regiões como pescoço, axilas ou virilhas, ou pode ter sintomas decorrentes da compressão de órgãos pelos gânglios aumentados (tosse por compressão de vias respiratórias). Pode haver sintomas de febre, sudorese, emagrecimento e prurido cutâneo (coceira). O diagnóstico é feito a partir da biópsia ganglionar e é imperativa a realização do estadiamento clínico (verificação da extensão da doença no organismo).

Qual profissional procurar
Hematologistas especializados.

Detecção precoce
Adquira o hábito de palpar as nossa regiões de pescoço, axila e região inguinal e ficar atentos aos sinais de suores noturno e febre vespertina (à tarde e começo da noite).

Diagnóstico
O diagnóstico se dá por uma biópsia e exames conhecidos como Imunohistoquímica.

Tratamento
É uma doença cujo tratamento é altamente eficaz e a cura é obtida em grande parte dos casos. O tratamento é quimioterápico e pode ser associado com radioterapia. Em casos de retorno da doença ou casos que evoluam com resposta insatisfatória à quimioterapia convencional, o transplante de medula óssea autólogo pode representar boa alternativa.

Informações: Dr. Roberto Luis da Silva

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia