fbpx

A Leucemia Linfoide Aguda (LLA) é uma das doenças neoplásicas mais frequentes na infância, mas acomete também pessoas de outras faixas etárias. Caracteriza-se pela substituição do tecido medular normal por células blásticas linfoides, ou seja, células hematopoéticas muito jovens e anômalas, que não preservam as funções originais.

Sinais e Sintomas
Os sintomas decorrem da diminuição da função medular normal: anemia, infecções e sangramentos e podem ocorrer ainda sintomas como febre persistente, dores nas articulações e nos ossos e febre poderá ser um primeiro sintoma assim como hematomas espontâneos.

Qual profissional procurar
Hematologistas especializados.

Detecção precoce
Atenção para os sinais de: febre, dores ósseas, palidez cutânea, cansaço fácil e muitas vezes formação de hematomas (manchas roxas) espontâneas.

Diagnóstico
Exame de sangue mostrando células jovens ( Blastos ), DHL elevado e mielograma (exame da medula óssea).

Tratamento
O tratamento quimioterápico da leucemia linfoide aguda (LLA) é curativo em grande parte dos casos na infância. O transplante de medula óssea deve ser considerado nos casos de retorno da doença ou em outros casos especiais que apresentem características tais como alterações citogenéticas desfavoráveis.

Informações: Dr. Roberto Luis da Silva

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia