fbpx

IBCC oferece palestra gratuita sobre Mieloma Múltiplo

14 de março

Na próxima quarta-feira, dia 20, O IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) e a ABRAMM (Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo) promovem uma palestra gratuita aberta a participação de pacientes, profissionais e demais interessados em saber mais sobre o Mieloma Múltiplo, uma doença de baixa incidência, que representa apenas 1% entre os tipos de câncer e 10% entre os cânceres hematológicos, mas de difícil diagnóstico.

Trata-se de uma doença neoplásica caracterizada pela infiltração da medula óssea por plasmócitos malignos (plasmócitos são células responsáveis pela produção de imunoglobulinas). No mieloma múltiplo (MM) ocorre aumento exagerado na produção de um tipo de imunoglobulina em detrimento da produção normal.

De acordo com levantamento feito em 2017 pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) com 200 pacientes de todo o Brasil, 29% deles levaram mais de 1 ano para receber o diagnóstico de Mieloma Múltiplo, 44% tiveram dificuldades para receber esse diagnóstico, 20% tiveram o diagnóstico inconclusivo e 37% passaram por vários médicos para enfim serem diagnosticados. Segundo a ABRAMM, Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo, o Mieloma Múltiplo representa 1% de todos os tipos de câncer e 10% dos cânceres hematológicos.

Estarão presentes o presidente e fundador da ABRAMM, Rogério de Sousa Oliveira, a Dra. Manuella Almeida (Médica oncohematologista IBCC),  pacientes e equipe multiprofissional do IBCC. A ideia é formar um bate-papo para troca de experiências e ampliar o acesso à informação sobre a doença. O mês de março é dedicado a conscientização da doença, denominado Março Borgonha.

Palestra gratuita Mieloma Múltiplo

Dia: 20/03/2019 (quarta-feira)
Horário: 14h30
Local: Anfiteatro IBCC (Av. Alcântara Machado, 2576 – Mooca)

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia