Seja bem-vindo(a), hoje é Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

IBCC apresenta Painel sobre Experiência do Paciente no Transplante de Medula em Congresso

Teve início ontem, 12, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o GANEPÃO 2018 – Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, o principal evento no Brasil que há 40 anos consecutivos discute terapias nutricionais na assistência ao paciente. Na próxima sexta-feira, 15, será apresentado o Painel do IBCC: Uma História de Superação: O Atleta, O Transplante de Medula e A Nutrição”.

O Painel será conduzido pela responsável pelo centro de pesquisa do IBCC Juliana F. Mauri e conta com a participação de vários profissionais da casa: nutricionista Deise de Andrade Silva, nutróloga  Dra. Mariana Hollanda, a oncohematologista Dra.  Camila M. Simões, a dentista Dra. Sandra Rezende, a coordenadora da equipe multiprofissional Thabata Fonseca, a coordenadora assistencial responsável pela Unidade de Transplante, Suzana Mosquim e a fisioterapeuta Camila Peral que discutirão a experiência do paciente transplantado em tratamento de Leucemia Mielóide Aguda, Rodrigo Cristiano Machado, atual campeão olímpico de natação dos Jogos Mundiais dos Trasnplantados e que também participará do evento.

O evento reúne Simpósios de Especialidades, Simpósios Grandes Temas, Conferências Nacionais e Internacionais, Casos Clínicos e Debates Interativos, além de Workshops especiais para enfermeiros e farmacêuticos, entre muitas outras atividades preparadas pela Comissão Científica. Neste ano, o desafio do evento abrange o envelhecimento progressivo, a prevenção e tratamento da doença oncológica que assumem primordial importância. Segundo o dr. Dan L. Waitzberg, Presidente do Congresso, evidências apontam resultados benéficos de nutrição e exercício no controle do câncer.

 O corpo docente multiprofissional será composto por centenas de renomados professores nacionais e internacionais da América Latina, Estados Unidos e Europa. A área de exposição, sempre cuidadosamente planejada, vai abrigar lançamentos e surpresas da Indústria Alimentícia, conceituados Laboratórios e empresas ligadas à Nutrição, além da exposição de pôsteres de trabalhos de interesse científico enviados por profissionais de todo o país. (quer falar aqui que enviamos 2 trabalhos e já foram aprovados? As primeiras autoras são Mariele Aparecida Marcatto – que fala sobre avaliação da funcionalidade do paciente oncológico no momento da admissão e Pryscila Pan de Freitas, que destaca o nosso atendimento ambulatorial no setor de radioterapia).

 O congresso espera reunir profissionais da saúde, médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos.

© 2018 Instituto Brasileiro de Controle do Câncer