fbpx

IBCC alerta para 6 principais formas de prevenir o câncer. Você faz a sua parte?

23 de novembro

No próximo dia 27, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer e o IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) elencou as 6 principais formas de prevenir a doença, que em 90% dos casos têm como fatores de risco relações com o seu estilo de vida, ou seja, são mutáveis, sendo apenas 10% dos casos hereditários.

1: A prática de exercícios físicos é sempre importante. Recomenda-se pelo menos 30 minutos diários de atividade ou 50 minutos em três vezes por semana.

2: O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento de até 11 tipos de tumores. Faça o cálculo do seu IMC (Índice de Massa Corporal). O limite máximo de normalidade, para população adulta, é 24,9 kg/m2 e 27,9 kg/m2 para idosos (≥ 60 anos). O cálculo é fácil, só dividir o peso pela altura ao quadrado.

3: Evite alimentos industrializados. Eles contém muito sódio, podem esconder altas doses de açúcar, gordura saturada e outros aditivos.

4: Carnes vermelhas também são fatores de risco. Consuma, no máximo, 500g por semana. Evite também alimentos gordurosos.

5: O principal vilão dos cânceres de boca e garganta é o cigarro. Fumar tem relação também com a maioria dos tipos de câncer.

6: Evite bebidas alcoólicas. Estudos comprovam aumento de 10% no risco de câncer para cada 10 gramas de álcool consumido continuamente.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia