fbpx

Adolescente ganha festa de 15 anos no IBCC Oncologia

23 de outubro

Organização contou com participação de voluntários e parceiros

O dia começou cedo, com café da manhã especial, salão de beleza, produção de maquiagem e vestido, ensaio fotográfico, seguidos do baile até o anoitecer. Toda a surpresa foi preparada em menos de 20 dias com a ajuda de uma força-tarefa composta por 10 voluntários, incluindo parceiros e profissionais do IBCC Oncologia.

A jovem Bárbara Necrolia Macedo teve a festa de debutante com direito a valsa e vestido de princesa. A menina contou em um dos encontros com o pessoal da enfermagem que sonhava com uma festa de debutante, mas não esperava que fosse acontecer de forma tão emocionante como foi. “Muitos amigos queridos da escola e da minha igreja estiveram aqui além dos meus familiares. Realmente foi  surpreendente”, disse.

Ainda emocionada com a festa, a mãe da jovem disse não saber como agradecer todos os envolvidos. “Se não fosse Deus e eles, não poderíamos proporcionar isso a ela. São pessoas que conhecemos há pouco tempo, mas que já têm carinho por ela”, diz Luzinete Macedo.

A ideia de fazer o evento foi de Vinicius dos Santos, integrante da equipe assistencial, a partir de uma visita ao Projeto Criando Laços. A partir daí o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) com apoio do Serviço de Nutrição e do Departamento de Hotelaria do IBCC Oncologia iniciou a estruturação da festa.

Antes mesmo de conhecer a jovem pessoalmente, Renata Conceição, coordenadora do Departamento de Hotelaria, conta que abraçou o sonho da estudante e buscou apoio de outros profissionais do hospital. “A gente trabalha para garantir que a experiência do paciente enquanto está no IBCC Oncologia aconteça como se não estivesse internado. E o sonho da Bárbara era ter uma festa de 15 anos e assim fizemos. Comecei a contar a história para várias pessoas e na hora começou a aparecer gente de vários lugares querendo ajudar”, diz.

É um momento especial que proporciona alegria. Eventos como esse representa a união, em que toda a sociedade colabora”, destacou a maquiadora Giovana Vasconcelos, uma das profissionais que participou da parceria. Para a equipe responsável pela organização do evento, o maior desafio foi conseguir driblar alguns sintomas e o estado de saúde geral da adolescente que completou quinze anos no dia 17 de outubro.

Além da estrutura para a festa algumas surpresas deixaram a tarde ainda mais emocionante. Uma amiga de infância da Bárbara e que também foi uma das debutantes cantou uma música evangélica para a aniversariante e um saxofonista participou tocando o Parabéns pra você.

Para a debutante, o momento mais importante foi a entrada com os pais e a valsa. “Quando vi o meu pai e minha mãe em pé ao meu lado não aguentei e chorei bastante”, conta.

Por conta de uma leucemia linfoide aguda (LLA) desde 2016, Bárbara passou por transplante alogênico, em 3 de outubro, se recupera bem, entretanto a equipe da unidade de Transplante de Medula Óssea do IBCC aguarda a chamada pega medular – momento em que a medula já consegue produzir as células do sangue em quantidades suficientes. O doador da medula foi o irmão mais velho da adolescente, Alexandre Macedo.

Depois de ganhar peso, sentir-se melhor para retomar a rotina, duas das metas de 2020 da jovem é viajar e voltar a pintar telas.

A comemoração aconteceu no anfiteatro do IBCC Oncologia, na tarde de ontem (21) e teve a presença de pelo menos 80 pessoas.

Confira a galeria de fotos:

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia