fbpx

A correta higienização das mãos é mais proteção para todos

20 de dezembro

O IBCC Formosa alerta sobre a importância da correta higienização das mãos como garantia de segurança tanto de pacientes e profissionais de saúde, quanto as demais pessoas.

A coordenadora assistencial da unidade IBCC Formosa, Pollyana Bueno, relata que a higiene das mãos é uma das atitudes obrigatórias quando se atua como profissional de saúde e não é só isso.

Lavar as mãos ajuda a evitar doenças e a transmissão de várias patologias para todas as pessoas. Isso porque, o contato com superfícies, dentro de ônibus, automóveis ou ainda no escritório, com mouse e teclado, pode provocar a contaminação”, ressalta.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), revelam que o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.

Assim, um simples vírus da gripe de um indivíduo pode contaminar um grupo enorme de pessoas. A higienização das mãos pode ser feita por lavagem com água e sabão neutro ou por fricção com álcool a 70%, formulado especificamente para esse fim.

Vale observar, que a limpeza deve abranger toda a superfície das mãos, incluindo dorso, interdigitais, polegares, pontas dos dedos e finalização nos punhos.

O IBCC Formosa acredita na necessidade de envolver e orientar, toda a comunidade para a adesão desse procedimento simples para evitar uma série de infecções e salvar vidas.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia