A campanha

O Câncer de Mama no Alvo da Moda

História —História

A Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” (Fashion Targets Breast Cancer) foi iniciada pelo estilista norte-americano Ralph Lauren. Sensibilizado pela luta de sua amiga Nina Hyde (editora de moda do jornal Washington Post) contra o câncer de mama, ele criou o logo do Alvo da Moda.

A Campanha foi oficialmente lançada em 1994 no New York Fashion Week sob gestão da Fundação do Conselho de Designers de Moda Americano (CFDA Foundation), que é o dono mundial da Marca. A Campanha expandiu para além dos EUA, atingindo países como Austrália, Canada, Chipre, Colômbia, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Portugal e Japão.

No Brasil, o IBCC foi escolhido em 1995 para ser o licenciado exclusivo da marca, o que permanece até hoje. Os recursos arrecadados desde então ultrapassaram R$80 milhões de reais, e contribuíram para a ampliação do hospital, para a melhora do atendimento aos pacientes através da aquisição de equipamentos, melhoria da capacitação médica, e para o aumento da pesquisa.

Desde o seu início no Brasil a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” foi logo acolhida pelo mundo da moda e das celebridades. Não faltou apoio. Ao contrário, a Campanha ganhou passarelas, ruas, espaços na mídia, eventos esportivos, etc. Circulou entre produtos dos mais variados segmentos e públicos. Mas a camiseta branca com o Alvo Azul foi o seu estandarte.

Para se ter uma ideia do alcance da causa nobre no Brasil, já na primeira edição a Campanha vendeu 418 mil camisetas e entrou para o livro dos recordes (Guiness Book Edição 1995). Isto porque a camiseta mais cara do mundo, com o autógrafo da apresentadora Xuxa, foi leiloada por R$ 81 mil. Este foi o primeiro dos recordes que seriam batidos em sua história.

O Alvo Azul não foi só estampado em camisetas, ele esteve presente em inúmeros produtos licenciados com a marca. Entre os diversos itens, sempre aliado com empresas que se identificam com a causa, o símbolo da luta contra o câncer de mama esteve presente em bonecas, tênis, roupas e itens esportivos, chinelos, cadernos, agendas

Eventos —Eventos

O aumento da conscientização da população a respeito do câncer de mama é também um dos objetivos da Campanha, o que é feito através de materiais distribuídos em eventos e nas redes sociais, palestras, workshops, e outras iniciativas, além das parcerias com empresas e órgão de comunicação.

Dentre os eventos realizados para aumentar a visibilidade da Campanha, foram feitos desfiles em parceria com estilistas de moda, com o São Paulo Fashion Week, exposições de fotos, e também a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, que completou 20 anos em 2018 e teve em São Paulo sua 47ª edição. A Corrida já passou por 12 cidades brasileiras, contando com mais de 183 mil participantes.

Parcerias —Parcerias

Em todos esses anos, a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” já teve mais de 100 parceiros e cerca de 250 produtos licenciados. As parcerias desenvolvidas com empresas dos mais variados segmentos tornaram-se cases de sucesso em vendas e geração de recursos para o crescimento do IBCC e meios de conscientização sobre o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo.

Buscamos parcerias com empresas que queiram, além de realizar uma ação de marketing e vendas ligada a uma Causa, se engajar na disseminação da conscientização contra o Câncer de Mama tanto externamente através da comunicação, quanto internamente para seus colaboradores.

O CFDA —O CFDA


O CFDA (Council of Fashion Designers of America), Conselho dos Designers de Moda da América, é uma associação sem fins lucrativos, que conta com mais de 500 integrantes, incluindo os maiores
designers de moda e acessórios dos EUA.

Fundado em 1962, algumas das metas da CFDA são: estabelecer e manter um código de ética e práticas de benefícios mútuos para a profissão e para as relações com o público e o comércio e promover melhorar o entendimento e apreciação do público pela moda, por meio de uma liderança em qualidade e gosto.

Além disso, existe uma outra vertente da associação: a Fundação CFDA, organização que arrecada verbas para iniciativas filantrópicas. Entre as ações filantrópicas de maior destaque está a campanha Fashion Targets Breast Cancer, O Câncer de Mama no Alvo da Moda. A CFDA Foundation é a detentora da marca e licenciou o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) em 1995 para desenvolver a Campanha no Brasil.

Para mais informações: www.cfda.com

Faça uma doação!

Saiba como